COLÉGIO DA MARÉ ENVOLVE A COMUNIDADE EM PROJETOS

Escola desenvolve ações que integram moradores, professores e alunos

A Secretaria de Educação inaugurou, em fevereiro deste ano, o Colégio Estadual Professor João Borges de Moraes, no Complexo da Maré. A escola tem se destacado por desenvolver ações que integram moradores, professores e alunos.

Um dos principais motivos para o bom resultado e o entrosamento deve-se ao quadro de docentes e funcionários, formado por profissionais oriundos da comunidade, que conhecem e abraçaram a proposta de ofertar um ensino público de qualidade aos estudantes, onde grande parte também é da própria região.

O colégio tem Ensino Médio em horário integral profissionalizante em Empreendedorismo, uma novidade que tem estimulado os alunos. Neste contexto, a unidade se tornou um instrumento social de afirmação da identidade dos moradores e pertencimento do território, segundo o diretor da escola, Marcelo Belfort, que foi criado na Maré e atua como professor da rede estadual desde 1994.

– Cresci neste território e acredito que devo dar uma contrapartida. Convidamos os alunos a assumirem o protagonismo e a refletirem sua identidade, promovendo a sensação de pertencimento deste espaço e, também, construindo uma pedagogia do território dentro da Maré – destacou o diretor.

A aluna Deborah Dominike, de 16 anos, moradora da comunidade há um ano, está na 1ª série do Ensino Médio e aprova as atividades desenvolvidas diariamente no colégio estadual.

– Minha visão mudou quando passei a frequentar as aulas. Gosto muito dessa escola e minha mãe também. Além de ser perto da minha casa, existe um diálogo muito bom entre a minha família e a direção – disse a estudante.

boa escolha

Outra estudante que aprova as ações do Colégio Professor João Borges de Moraes é Maria Carolina Nascimento, de 15 anos. Moradora da Maré há 9 anos, a jovem já tinha vontade de fazer aulas de Empreendedorismo e encontrou no colégio o conteúdo que desejava estudar.

– Quando minha mãe procurou a escola, a direção comentou que eu teria aula de Empreendedorismo. Fomos orientadas que as aulas me ajudariam no Enem e também no ingresso em uma universidade pública. Ela me apoiou e logo percebi que fizemos uma boa escolha – afirmou a aluna.

O Colégio Estadual Professor João Borges de Moraes possui parcerias com ONGs e instituições que atuam na Maré, entre elas a Redes da Maré, Luta pela Paz e a própria Associação de Moradores da região. Essa relação tem possibilitado ações que envolvem a comunidade e que despertam o interesse dos alunos pelas aulas e por conhecer as próprias características da região.

Um projeto de destaque é desenvolvido pelo professor Francisco Valdean, que dá aula de Sociologia. Segundo ele, a ideia da proposta #históriasdamaré é contar relatos sobre a região. Dentro da iniciativa serão realizados eventos no colégio, onde cada um abordará um tema e apresentará uma peculiaridade da Maré.

A proposta já está rendendo bons frutos e, inclusive, um concerto da Orquestra Maré do Amanhã foi realizado no pátio da escola. O repertório contou com obras da música clássica internacional e da música brasileira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s