DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS REALIZA COM SUCESSO EXERCÍCIO SIMULADO DE DESOCUPAÇÃO EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS EM XERÉM

Entre as ações realizadas, moradores das áreas de risco estão sendo cadastrados para receber avisos SMS sobre alagamentos, deslizamentos e outros desastres naturais por celular.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Defesa Civil do município, realizou no último sábado, 24/11, mais um exercício simulado de desocupação em comunidades vulneráveis de Xerém, no 4º distrito. O treinamento contou com a participação de cerca de 300 agentes da Defesa Civil, voluntários do processo Apell e Bombeiros Civis.
O exercício simulou a retirada de moradores de cinco localidades próximas aos rios João Pinto e Capivari e encostas. O evento marcou o Dia Estadual para Redução de Desastres, celebrado no dia 25 de novembro. Em 2013 uma enxurrada na região destruiu pontes e alagou várias comunidades. Muitas famílias perderam suas casas e um morador morreu.
Às 10 horas, horário programado para o início do exercício simulado de acionamento das sirenes, os agentes e colaboradores da Defesa Civil no município se dirigiram em grupos para os locais onde estão instalados os equipamentos no Distrito de Xerém: Rod. Washington Luiz, nº 101 – Santo Antônio/ Barreiros, Estrada da Pocilga, nº 22 – Praça da Pocilga, Estrada de Xerém, n° 2000 – Rodoviária de Xerém, Estrada do Garrão (altura da Fortel) – Mantiquira e Rua do Piauí – Entrada do Cantão.
Mesmo com o sistema de acionamento de sirenes desativado, a Defesa Civil mobilizou as comunidades e contou com a participação de grande parte dos moradores, que foram orientados em como agir e para qual local de apoio devem se dirigir em caso de acidente.
Segundo o subsecretário de Defesa Civil, André Xavier, a reativação das sirenes é prioridade por determinação do prefeito Washington Reis. “Ao assumirmos o governo, em janeiro de 2017, já encontramos os equipamentos desativados e, desde então, a prefeitura busca recursos para que as sirenes sejam reativadas, não só em Xerém, mas em todo o município. A expectativa é de que ainda no mês de janeiro as sirenes sejam reativadas”, destaca André Xavier.
A Defesa Civil de Duque de Caxias está de prontidão 24 horas por dia e pode ser acionada pela população, através dos telefones:
0800 0230 199 ou 199

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s