INVESTIMENTO INÉDITO NO CARNAVAL DE NOVA FRIBURGO PODE ALAVANCAR A ECONOMIA LOCAL

O Carnaval 2019 de Nova Friburgo vai contar com um incentivo de peso. O Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, aprovou um projeto de captação de recursos no montante de R$ 2.804.718,00 para a realização da festa. A iniciativa inédita vai contemplar o pré-carnaval e os desfiles das agremiações carnavalescas. Os detalhes foram apresentados em reunião realizada no final da tarde desta quinta-feira (22), no gabinete do prefeito.

O projeto foi elaborado pela Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Turismo. A beneficiária é a Liga das Escolas de Samba de Nova Friburgo, que terá um prazo até o dia 31 de dezembro de 2018 para captar o recurso junto a patrocinadores, pessoas físicas ou jurídicas. Os investimentos poderão custear o carnaval como um todo, incluindo a estrutura necessária, como sonorização, segurança e banheiros químicos, mas também arcar com as despesas das agremiações e da própria Liga.

Espera-se que o incentivo da Lei da Cultura, também conhecida como Lei Rouanet, possa proporcionar à Liga de Nova Friburgo um profissionalismo e uma autonomia na tomada de decisões tal como desfruta a Liesa, na cidade do Rio de Janeiro.  Desta forma, dar a devida importância que o Carnaval friburguense merece, já que é considerado o segundo melhor do estado. Contudo, a Secretaria Municipal de Turismo ainda será a responsável pela organização do Carnaval.

Para o secretário de Turismo, Pablo Sprei, o incentivo do prefeito Renato Bravo foi determinante para alcançar essa vitória. “Os secretários têm a liberdade de buscar recursos para a cidade e felizmente o nosso projeto foi aprovado.  Agora a Secretaria vai auxiliar, no que for necessário, a captação dos recursos”.

De acordo com José Carlos Espíndola, presidente da Liga, o primeiro passo foi bem dado pela Prefeitura e os próximos serão dados pela Liga. “Agora vamos começar a programar junto à nossa diretoria e à Secretaria de Turismo onde poderemos buscar os recursos”.

Segundo o prefeito Renato Bravo, quanto maior a qualidade do carnaval, maior o retorno para a cidade. “O Carnaval de Nova Friburgo movimenta todo o setor turístico e cultural da cidade, mas também aquece a nossa economia gerando mais de dois mil empregos diretos e três mil indiretos. Ele representa um impulso muito importante para todo município”.

COMO FUNCIONA A LEI ROUANET

Principal mecanismo de fomento à cultura no Brasil, a Lei Rouanet permite que empresas e pessoas físicas destinem uma parte do que deveriam pagar de Imposto de Renda (IR) para projetos culturais. O Governo Federal então, deixa de receber determinado valor em impostos, para que esse recurso seja investido nos projetos aprovados junto ao ministério da Cultura.  A seleção dos contemplados é feita com base em critérios técnicos. Depois que o projeto cultural é aprovado, autor deve buscar patrocinadores. Não há transferência de recursos da União para os proponentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s