PROJETO “O PASSO” REALIZA APRESENTAÇÃO MUSICAL NO HIPERSHOPPING ABC EM PETRÓPOLIS

Após 32 oficinas de música gratuitas realizadas, alunos da Escola Municipal Odette Fonseca participam de evento aberto ao público

Nesta quinta-feira, 6 de dezembro, alunos da Escola Municipal Odette Fonseca, de Petrópolis, se apresentam no Hipershopping ABC em Petrópolis às 18h. A apresentação faz parte do projeto “O Passo”, um método de educação musical por meio de 32 oficinas gratuitas, que foram realizadas durante um ano com trinta crianças da escola. Na ocasião, os alunos apresentarão músicas aprendidas ao longo das oficinas. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, produção do Grupo Incentivar e patrocínio da GE Celma.

A apresentação é gratuita e aberta ao público. Após um ano de oficina a garotada vai poder mostrar tudo o que aprendeu com o projeto e vão apresentar músicas como “Tiro ao Álvaro”, de Adoniran Barbosa, “Paracuti”, de Maria Gadú, “Funk Melódico”, de Caetano Veloso, entre outras músicas. Reconhecido no Brasil e no exterior, o projeto foi criado em 1996 por Lucas Ciavatta, indicado ao Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo, em 2011, pelo conjunto de sua contribuição para o ensino da Música. Baseado num andar específico e orientado pelos pilares corpo, representação, grupo e cultura, “O Passo” introduz novos conceitos no ensino-aprendizagem musical das crianças como posição e espaço musical, e novas ferramentas como o andar, notações orais e corporais e a Partitura d’O Passo.

“É uma forma de inclusão efetiva de todos os alunos na prática musical com o desenvolvimento da musicalidade de cada um, por meio d’O Passo, um método baseado nos princípios de inclusão e autonomia. Agora é hora de mostrar a todos o desenvolvimento e aprendizado dos alunos nesta linda apresentação”, explica Lucas Ciavatta, criador do projeto.

As oficinas buscaram propiciar o reconhecimento do corpo como uma ferramenta fundamental para o processo de ensino-aprendizagem de música, introduz a noção de que corpo e mente devem caminhar necessariamente juntas, auxiliando na construção de processos de representação cada vez mais complexos, prestando especial atenção às formas de notação oral, corporal e gráfica, além de possibilitar a compreensão de que nossa cultura se impõe como uma referência fundamental para a construção tanto de nossa música quanto de nossa identidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s