COMUNIDADE FEITAL EM MAGÉ É RECONHECIDA COMO QUILOMBO

Mais um passo para o resgate da cultura quilombola foi dado durante o mês de novembro. A Comunidade Feital, localizada no primeiro distrito de Magé, foi reconhecida como remanescente do quilombo pela Fundação Cultural Palmares. O decreto foi publicado no dia 9 de novembro e aproximadamente 40 famílias serão beneficiadas.
A coordenadora do COMPPPIR – Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Ivone Bernardo, ressalta que com esta vitória a comunidade passa a ter direito às políticas estaduais e federais. “O Programa Brasil Quilombola garante direitos para as comunidades quilombolas certificadas como, por exemplo, o direito de ter escolas de ensino fundamental que ensinem a cultura dos Quilombos e unidades de saúde que trabalhem com ervas medicinais. Dessa forma, a cultura não se perde. Além disso, a Prefeitura recebe incentivos especiais para implantar programas que beneficiem a população”, explicou.
Além do Feital, a Fundação Palmares também já certificou em Magé o quilombo Maria Conga há 11 anos. O município ainda aguarda o reconhecimento de uma terceira comunidade, o quilombo Kilombá, de Bongaba. Com essa certificação, essas regiões se consagram verdadeiros redutos do resgate da cultura quilombola no estado do Rio de Janeiro.
Ao longo de novembro, o COMPPPIR também aproveitou as comemorações do Mês da Consciência Negra para propagar os diretos quilombolas através de ações como rodas de conversas nas unidades do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. O tema trabalhado foi “Consciência Negra, Igualdade Racial e Resistência”. Entre os desdobramentos, foi falado sobre a luta de Zumbi dos Palmares; leis raciais; empoderamento da mulher negra; e estatísticas da mulher no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s