FESTA PARA O ENCERRAMENTO DE 2018 DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ EM BELFORD ROXO

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo realizou a festa de encerramento de 2018 do Programa Criança Feliz, na Casa da Cultura. A iniciativa é desenvolvida em uma parceria com o Governo Federal e atende crianças e instituições credenciadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Atualmente, cerca de 1200 famílias são referenciadas no programa, que atende a crianças de 0 a 3 anos e mulheres grávidas, pelo Bolsa Família e ainda crianças de 0 a 6 anos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). O evento, apresentado pelo orientador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Wellington Nascimento, contou com apresentações lúdicas, musicais, dança, teatro e música.
A Secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura destacou a importância do programa para o desenvolvimento das crianças. “Com esta iniciativa, podemos acompanhar e proteger as famílias com algum tipo de vulnerabilidade social e mudar esta realidade”, disse a secretária. Segundo o secretário adjunto da pasta, Diogo Bastos, o Criança Feliz é um programa social basicamente novo e que teve resistência ao ser implantado no Estado do Rio de Janeiro, por trabalhar com crianças de 0 a 6 anos , sendo muito difícil encontrar uma metodologia para lidar com este público.
“Através do esforço do prefeito Waguinho e da nossa equipe técnica, o município buscou soluções para fazer todo o trabalho e acompanhamento para ajudar as famílias, fortalecendo o vínculo com as mesmas. Já estamos em busca de mais estratégias para continuarmos aplicando o programa de tão grande relevância para a população”, arrematou.
A diretora de Proteção Social Básica, Rosane Gonçalves, e a coordenadora do Criança Feliz e diretora do Cras do Lote XV, Tamires Almeida, também participaram do evento.
As crianças da Legião da Boa Vontade (LBV), organização não governamental e que mantém uma parceria com a Prefeitura, fizeram uma apresentação de percussão com instrumentos confeccionados em material reciclado. Segundo a educadora da LBV, Aniele Marinho, as crianças participam e aprendem a desenvolver atividades lúdicas. “Com o projeto que desenvolvemos, a garotada aprende a conviver em grupo e a conscientizar sobre a importância de conservação do meio ambiente”, explicou.
Lançado em 2016, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s