OPERAÇÃO LAPA PRESENTE COMPLETA 5 ANOS

Ação reduziu em mais de 90% os roubos e furtos a pedestres

Há 5 anos, a Lapa, um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro, recebia o reforço no patrulhamento da Operação Lapa Presente. Iniciada em 1º de janeiro de 2014, a ação prendeu em flagrante 5.767 criminosos, sendo mais de 200 por tráfico de drogas, e capturou 781 foragidos da justiça.

 

Segundo levantamento feito com base nos registros da 5ªDP (Mem de Sá), comparando o ano de 2013, quando não havia a Operação Lapa Presente, com o ano de 2018, no horário e área de atuação da operação, houve uma redução de 90,2% nos roubos de rua e de 92,8% nos furtos a pedestres.

 

Para o coordenador da Lapa Presente, major Leonardo Laureano, o programa – que foi inspiração para as Operações Segurança Presente, – trouxe grandes mudanças para a região do Rio Antigo e é motivo de muito orgulho para todos os envolvidos.

 

– Há 5 anos a Lapa comemora a chegada da nossa Operação. Foi através de muito esforço dos nossos agentes, e com a integração de outros órgãos públicos e da sociedade civil, que conseguimos reduzir os índices de criminalidade na região, devolvendo segurança para os moradores, frequentadores e comerciantes da Lapa, que é um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam a nossa cidade. Podemos garantir que neste ano de 2019 vamos continuar trabalhando muito para alcançar resultados ainda mais expressivos e atrair mais público para o bairro da Lapa – afirmou o coordenador.

 

Acolhimento

 

Além da atuação de policiais militares e agentes civis, que circulam pela região a pé, de bicicleta e de viatura para dar mais segurança, também fazem parte da equipe Lapa Presente, assistentes sociais que realizam ações de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nestes 5 anos da Operação foram realizadas mais de 51 mil ações de acolhimento.

 

Horários

 

A Operação funciona de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e às sextas-feiras e sábados, das 21h30 às 5h30. Neste verão, a operação conta com 1 hora a mais as sextas e sábados, dias de maior movimento, atuando até as 6h30.

 

A ação conta com o apoio das polícias Civil e Militar, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Municipal, Comlurb, Secretaria Municipal de Conservação, Rio Luz e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Denúncias e informações que colaborem com o trabalho dos agentes podem ser feitas através do Disque-Lapa: 99308-3041.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s