CADÚNICO AJUDA MAGEENSE ENCONTRAR A MÃE APÓS 40 ANOS

Mãe que vive em Apodi (RN) descobre que filha está viva após cruzamento de dados feito pelo sistema do Cadastro Único

Há mais de 40 anos, Maria Delfina da Silva, mãe de 13 filhos e natural de Apodi no interior do Rio Grande do Norte, procurava pela filha Maria Auxiliadora, que deixou sua casa na juventude e foi morar em Mossoró.  Anos depois, Auxiliadora veio para o Rio de Janeiro e conversava com a mãe através de cartas. Até que as duas perderam o contato e a mãe começou a sofrer com a saudade. Na última semana, Dona Maria descobriu que a filha que procurava está viva e mora em Magé.

A notícia chegou depois que a neta Kécia pediu a ajuda de uma amiga que trabalha no Tribunal Regional Eleitoral do município de Caraúbas, onde Dona Maria Delfina mora atualmente, para procurar o nome da tia completo, mas nada constou, porque ela tinha trocado o nome quando casou. Em seguida, a neta de Dona Maria recorreu ao esposo Ubirajara, que coordena o Cadastro Único do município, para localizar o lugar onde a tia Maria Auxiliadora mora e descobriram que é em Magé. No mesmo dia, o coordenador entrou em contato com a gestora do CadÚnico de Magé, Ana Paula Cordeiro, que encontrou o endereço e o nome dos filhos.

O coordenador, que é da família, encontrou um dos filhos de Maria Auxiliadora no Facebook, ele respondeu e passou o contato da mãe. Via WhatsApp, mãe e filha já conversaram e estão marcando o encontro, que será realizado em breve. No último sábado (19), os irmãos Solismar e Zeneide, que moram em Macaé, foram na casa de Auxiliadora para reencontrá-la.

O CadÚnico

O Cadastro Único é um sistema federal que unifica dados das famílias brasileiras. Além de ser o caminho para análise de concessão de benefícios sociais, ele agrega as informações sobre as famílias e todo cidadão deve ter.

Para fazer o CadÚnico é preciso ir até a unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo – são oito distribuídas em Magé (http://mage.rj.gov.br/cras/) – e apresentar documentos de todos os familiares que vivem na mesma residência. Nessas unidades, os cidadãos também têm acesso a diversos serviços, oficinas e atividades gratuitas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s