POLO CEDERJ REALIZA AULA INAUGURAL EM SÃO GONÇALO

A manhã do último sábado (2) vai ficar marcada na memória de centenas de estudantes que estão dando início ao sonho de ter uma graduação do ensino superior. A aula inaugural do Polo Universitário de São Gonçalo/Universidade Aberta do Brasil/Cederj reuniu estudantes, mediadores e articuladores acadêmicos, além de representantes do Governo Municipal, no Ciep 250 Rosendo Rica Marcos, no bairro Gradim. O evento contou ainda com a participação da Banda Camerata da Orquestra Municipal de São Gonçalo, além de professores e coordenadores de diversas áreas.
O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, representou o prefeito José Luiz Nanci. Marcelo deu as boas vindas aos alunos em nome da administração municipal.
“O prefeito pediu para informá-los que a renovação do convênio entre a Prefeitura e o Consórcio Cederj será efetuada, garantindo a continuidade do programa”, afirmou o secretário, que também fez questão de dar uma palavra de incentivo aos novos estudantes. “Enquanto secretário de Educação minha vida é a educação, sou professor formado pela Uerj aqui de São Gonçalo. E sou professor de uma escola do estado que já trabalha com educação a distância há 17 anos. Então eu conheço bem essa realidade. Como o aluno Wladimir falou, não é fácil, não é simples, temos que ter muita disciplina. Mas é algo que com muito pouco tempo todos vão se adaptar e vão perceber que é uma modalidade de ensino bem flexível e que leva a uma formação de qualidade, temos aí a presença do professor que está iniciando o doutorado e vem também do ensino a distância”, ressaltou Marcelo.
A subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra, lembrou aos alunos que é preciso fazer valer a pena. “Pensem em quantas dificuldades vocês já enfrentaram para chegar até aqui. Pensem no dia de hoje quantas coisas vocês já fizeram, a escolha de uma roupa adequada, o empenho para vir até aqui, o lugar onde vocês estão sentados, as relações que vocês fizeram, é isso. Deem valor a esse momento e a cada minuto da vida de vocês. Vale muito a pena. O município de São Gonçalo está investindo junto com as universidades federais e estaduais para que vocês tenham o melhor e eu quero pedir a vocês que invistam em vocês da melhor forma possível, aproveitem cada momento porque vale a pena. Tenham um excelente curso, tenham um excelente dia e contem conosco da Secretaria Municipal de Educação porque nós estamos aqui para da o suporte necessário e somos responsáveis também junto com as outras universidades. Aproveitem e parabéns por essa vaga, vamos fazer valer a pena”, afirmou Gisele.
A diretora do Polo São Gonçalo/UAB/Cederj, Clayde Mara, falou aos estudantes e agradeceu à Prefeitura pela parceria:
“Bom dia a todos os alunos, nossos calouros, nossos veteranos, quero cumprimentar a nossa mesa, cumprimentar nosso secretário de Educação, os Subsecretários, nossos mestres. Hoje vocês vão ter o prazer de conhecer, neste primeiro momento, as pessoas que fazem parte da Prefeitura, que está sempre empenhada em nos ajudar. O nosso prefeito José Luiz Nanci, com todo carinho nos ajudou a semana inteira aqui no polo, fizemos diversos serviços para recebê-los, capina, faxina. A Prefeitura esteve sempre presente nos ajudando em tudo. Sejam bem-vindos. Essa é a nossa aula inaugural 2019.1”, ressaltou a diretora.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca e Trabalho, Evanildo Barreto, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Cecierj. “Eu tenho a plena convicção que o Cecierj é um dos melhores, se não for o melhor consórcio de educação do Brasil. Não tenho a menor dúvida e isso é dito por pesquisadores da área, por reitores de universidades Brasil afora, que falam nesse desempenho que o Cecierj tem aqui em nosso estado. Isso reverbera para o Brasil porque a gente exporta muito talento e o mercado está cada vez mais exigente”, afirmou Evanildo.
O subsecretário de Planejamento, Fernando Peres, também falou aos estudantes:
“Para nós que estamos na Educação de São Gonçalo é muito importante ter um polo como esse aqui em nosso município e dizer que nós estamos aqui para ampliar as oportunidades que vocês terão de desenvolver outras atividades relacionadas aos cursos de vocês. Temos aqui um município imenso, com diversas questões que podem ser compartilhadas e até muitas vezes resolvidas. A Secretaria de Educação está aqui pronta a ajudá-los. Chegar a esse ponto aqui já é uma vitória para todos vocês e podem contar conosco sempre.”
Impossibilitado de comparecer, o presidente do Cederj, Carlos Eduardo Bielschowsky gravou um vídeo dirigido aos novos universitários:
“Queridos alunos sejam muito bem-vindos ao consórcio Cederj. Vocês estão entrando para as melhores universidades do país, a nossa querida Uerj, a Unirio, a Uenf, a UFF, a UFRJ, a UFRRJ, e o CEFET. Vocês, prezados alunos, vão ter uma dificuldade adicional, que é a adaptação à metodologia de educação a distância e que vai ser especialmente importante neste primeiro semestre. Esse primeiro semestre é fundamental para a vida de vocês, precisa de muita dedicação, principalmente porque muitos estão há muito tempo sem estudar, boa parte trabalha, tem família. Então tem que achar o espaço para poder estudar, tem que dar atenção à leitura, vocês terão muito apoio, vão receber material impresso, material na internet numa plataforma que vai apontar para vocês caminhos diferentes nos estudos, vocês terão um polo de apoio presencial, que nesse início é importante.”
O evento foi finalizado com uma palestra da coordenadora da Uenf, professora Glauca Aragon, sobre as diversas etapas e a metodologia dos cursos, assim como as ferramentas que serão usadas pelos universitários no decorrer dos cursos. Os subsecretários Adriano Borges de Oliveira, da Infraestrutura, e Maurício Nascimento, do Administrativo, também prestigiaram a aula inaugural do Polo São Gonçalo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s