DUQUE DE CAXIAS SE DESTACA NA IMPLANTAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE

O município de Duque de Caxias vem se destacando como uma das cidades pioneiras no processo de implantação e implementação das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na rede municipal de saúde.
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICS) está em expansão no país desde 2006, contemplando atualmente 29 práticas autorizadas pelo Ministério da Saúde. As Práticas Integrativas Complementares promovem uma nova cultura de cuidado, fortalecendo o vínculo terapeuta-paciente, o empoderamento do indivíduo e seu protagonismo no processo de cura. Apesar de possuir um grande potencial “desmedicalizador”, as PICs não concorrem com os tratamentos convencionais, pelo contrário, complementam e possibilitam um olhar integrativo na saúde.
Em Duque de Caxias, as PICs começaram a ser implementadas no ano de 2018, com a assinatura do Secretário Municipal de Saúde de Duque de Caxias, Dr. José Carlos de Oliveira, para a implantação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde/DC, nas unidades onde existam profissionais já capacitados para atuar com segurança junto à população. Acompanhando este processo, no mesmo ano foi implantado no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), o Programa de Saúde do Trabalhador de Duque de Caxias, contemplando diversas atividades voltadas para a promoção da saúde, tendo como prioridade os trabalhadores da rede municipal de saúde. Entre as atividades implementadas estão as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), entre elas Acupuntura e Auriculoterapia, Massoterapia, Reiki, Florais e Meditação/Mindfulness.
Para Ana Maria Lessa, Fisioterapeuta Acupunturista da Secretaria Municipal de Saúde Duque de Caxias e responsável pela implementação das PICs junto ao Programa de Saúde do Trabalhador no município, a procura dos servidores pelo serviço gratuito de saúde no HMMRC superou todas as expectativas. “Os resultados foram muito positivos e a resposta dos trabalhadores do município superaram as nossas expectativas. Nos primeiros oito meses de atividades 625 pessoas atendidas foram atendidas pelo programa, totalizando 7.015 procedimentos realizados.
Entre os benefícios obtidos com a implantação do projeto estão a diminuição da abstinência no trabalho; melhoria na convivência entre as equipes; melhorias na qualidade de vida e saúde; melhoria do sono; melhoria do quadro álgico; diminuição da irritabilidade e da ansiedade.
A sensibilidade dos gestores da saúde no município, através da iniciativa de inserir as Práticas Integrativas e Complementares no Programa de Saúde do Trabalhador em Duque de Caxias, é reconhecida como uma forma de valorização da saúde do trabalhador e vem sendo considerada como de suma importância na promoção de alívio e bem-estar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários do município.
O acesso dos funcionários municipais ao Programa de Saúde do Trabalhador e às Práticas Integrativas e Complementares (PICs), pode ser feito através de recomendação do médico do trabalho ou por demanda espontânea. Os atendimentos acontecem às segundas e terças-feiras, das 7h às 12h, na sala de Práticas Integrativas, instalada no térreo (Ao lado da Sala de Hemodiálise) do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo – HMMRC. Caso não tenha encaminhamento médico, o servidor deverá dirigir-se à sala de Práticas Integrativas, de posse do seu Cartão do SUS, para uma avaliação e indicação do tratamento mais adequado ao paciente.entrada oracao.jpeg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s