RIO VAI GANHAR ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Projeto reforçará o abastecimento da Baixada Fluminense

A Cedae vai construir uma nova estação de tratamento de água (ETA) para atender a Região Metropolitana do Rio: o Novo Guandu, em Nova Iguaçu, que vai produzir mais 12 mil litros de água por segundo (l/s). Já foram executadas as delimitações da área, o fechamento da região e a limpeza de toda a área da nova estação, com desapropriação de 186 casas e sítios, e atualmente está em fase de elaboração o projeto executivo. As obras da nova ETA devem ser iniciadas ainda este ano e devem ser concluídas em meados de 2022. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Witzel.
A nova ETA vai exigir investimentos de mais de R$ 1,5 bilhão, e dará mais segurança para todo o sistema de abastecimento da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro, além de já garantir o atendimento da demanda futura, com o crescimento estimado dos municípios da região. O projeto poderá gerar até 5.000 empregos diretos e indiretos.
Na primeira etapa, a ETA Novo Guandu contará com o maior reservatório da CEDAE, com capacidade de armazenar 55 milhões de litros de água, que vai atender Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Rio de Janeiro. A Estação terá ainda tronco distribuidor e adutora com quase quatro quilômetros (km) de extensão e 2,5 metros de diâmetro (92% dos tubos já foram entregues), além de elevatória de água bruta com sete conjuntos motor-bomba (5 em operação mais 2 reservas) totalizando 4100 cavalos-vapor (cv) instalados, mais a elevatória de água tratada com DEZ conjuntos motor-bomba (8 em operação mais 2 reservas), totalizando 35.000 cv instalados.
A ETA Novo Guandu será projetada para ter o processo de tratamento completo, constituído por unidades de coagulação, floculação, sedimentação e filtração e desinfecção, utilizando as tecnologias mais modernas disponíveis no mercado.
O Novo Guandu é parte do Programa de Abastecimento de Água da Baixada Fluminense, o maior pacote de obras de saneamento em andamento em todo o país, orçado em R$ 3,4 bilhões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s