BLOCO CARNAVALESCO LOUCOS PELA VIDA ALIA CARNAVAL E TRATAMENTO PSICOSSOCIAL

Em clima de muita alegria e descontração, o bloco Loucos Pela Vida, da Fundação Municipal de Saúde, desfilou nesta quinta (21) no Centro de Niterói, pelo 16º ano. Formado por pacientes, familiares e profissionais da Saúde Mental, a agremiação é organizada pelo Centro de Convivência e Cultura.
O bloco concentrou às 15h na Praça Arariboia e seguiu para a Praça da Cantareira. Máscaras, sorrisos, serpentinas e a bateria guiada pelo Mestre Batico (Bicho Solto) e pelo Mestre Careca (Império do Preventório) animaram a festa.
“O objetivo é de agregar e quem está de fora passa observar e respeitar”, afirmou Wal Tomaz, coordenadora do Centro de Convivência, explicando que, pela perspectiva da luta antimanicomial e de integração dos pacientes da Saúde Mental no espaço público da cidade, o evento foi uma celebração de tolerância ao diferente.
Com o enredo “Nise da Silveira, Uma História de Amor: Heroína da Resistência, Humana e Mulher”, sobre a psiquiatra humanista, o samba entoado este ano foi uma composição em parceria entre Paulo Fernando e Angela Carvalho.
Com mais de 100 composições, inclusive para escolas de samba como a Mangueira, Paulo Fernando está preparando um livro e a gravação de suas músicas. A parceria com Angela tem dado bons resultados: é a 3ª vez que vencem no Loucos Pela Vida e recentemente venceram pela 2ª vez seguida o samba para o Loucura Suburbana, tradicional bloco da Saúde Mental do Rio de Janeiro, que desfila dia 28 no Engenho de Dentro.
Familiares e amigos de usuários da Saúde Mental também participaram do desfile. É o caso da coordenadora da Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental de Niterói (AUFA), Nilza Ribeiro, que sintetizou: “É muito importante para eles esse momento de alegria e nós, como familiares e amigos, damos total apoio para inciativas como essa”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s