ITABORAÍ OFERECE CICLO DE PALESTRAS EM REVERÊNCIA AO MÊS DA MULHER

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itaboraí, realizou na manhã da última segunda-feira (21/03), o ciclo de palestra em comemoração ao mês da mulher.
O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 8 de março, e de acordo com os organizadores do evento, uma importante data, pois possibilita a reflexão sobre os avanços e conquistas e também os obstáculos que ainda enfrentam pelo fato somente de serem mulheres em uma sociedade patriarcal.
A coordenadora do Ceam, Naila Freitas, ressaltou a relevância do Ceam no município e a assistência que é prestada as mulheres. “Atendemos vítimas de violência de diversos tipos, muitas delas com seu emocional totalmente abalado. Nosso enfrentamento é para que haja respeito à vida”, disse a coordenadora, agradecendo ainda todo apoio de parceiros e da Prefeitura de Itaboraí.
A presidente da Comissão OAB Mulher e integrante do Conselho Administrativo da Subseção, Diana Madureira Campolina, realizou a abertura do evento. Também compondo a mesa estavam o presidente da 25ª Subseção da OAB /RJ, Lauro Matos; membro da comissão OAB mulher, Simone Souza; membro da comissão OAB Mulher Itaboraí e integrante do Conselho Administrativo, Vânia Miriam e as palestrantes.
Em seguida, a presidente da OAB Mulher do Rio de Janeiro e diretora de Mulheres OAB/RJ palestrou sobre a “Ocupação dos espaços de poder pelas mulheres e o fenômeno do teto de vidro”. E destacou ainda assuntos referentes ao patriarcado e machismo, também sobre as perspectivas para o alcance da igualdade de gênero e a luta pelo fim da violência contra mulher.
“Muito bom ter espaços como estes, onde nós mulheres podemos nos expressar, ouvir, aprender e trocar experiências. Nossa luta é pelo respeito, valorização e igualdade de gênero. Muitas mulheres atuam em altos cargos e em diferentes profissões, coisa que há alguns anos atrás não era possível. Estamos conquistando espaços e evoluindo, uma ajudando a outra sempre é assim nos empoderando a cada dia” afirmou a convidada Laiza Souza.
A vice-presidente da OAB Mulher Rio de Janeiro, Rebeca Servaes, apresentou a palestra que teve como tema “Da violência verbal ao feminicídio” e ainda evidenciou que muito se discute sobre a agressão física, porém a outros tipos de violência que as mulheres sofrem diariamente e não reconhece como agressão. Finalizando o evento a psicóloga, Shirley Coutinho discursou sobre o tema “Agressões silenciosas – conhecer para combater”.
“Em momentos como estes é preciso refletir sobre a sua vida, perceber a agressão silenciosa e seguir em busca de ajuda, pois durante anos passando por essas situações, você poderá esquecer quem é você de verdade, dos seus gostos e outras peculiaridades da sua personalidade. Permitindo ocasionar doenças que vão se travar no seu interior, na alma, podendo até se tornar física”, relatou Shirley.
Ainda houve sorteios de brindes e um café da manhã especial para todas as mulheres e convidados presentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s