PROGRAMA DE COMBATE ÀS ENCHENTES NÃO PARA

Com o menor índice de enchentes desde 2016 o município de Duque de Caxias registrou poucas ocorrências no mês de abril, quando o temporal que atingiu o estado causou transtornos e alagamentos em várias cidades, com o transbordamento de rios e canais. Essa diminuição que chegou a 60% no município no mesmo período de março de 2016, se deve a execução do programa de combate às enchentes da prefeitura, iniciado em 2017. Em dois anos e cinco meses, a Secretaria Municipal de Obras limpou mais de 200 quilômetros de rios, canais e valões evitando enchentes e alagamentos em muitos bairros dos quatro distritos.

Além desse importante trabalho a SMO, que também é responsável pela coleta de lixo, vem conseguindo conscientizar a população da importância de não se jogar lixo nas ruas e dentro dos rios e canais. Com isso, o escoamento das águas ficou melhor em muitas regiões. Em algumas localidades, apesar da limpeza dos cursos d’água, ainda foram registrados problemas porque o município está localizado abaixo do nível do mar e, durante os períodos de maré alta, os temporais podem aumentar os problemas.

Esta semana, a Secretaria Municipal de Obras está realizando a limpeza de mais um trecho do Rio Calombé. Máquinas estão trabalhando no Parque Eldorado, divisa do 2º e 4º distritos. O trecho do Rio Calombé, entre os bairros Figueira e Pilar, que tem cerca de dois quilômetros de extensão, já foi executado.

O secretário de Obras João Carlos Grilo lembrou que as ações evitaram transtornos em vários bairros e que em algumas regiões os moradores vem colaborando com a Prefeitura e não estão jogando mais lixo e entulhos nos rios e canais. “Em alguns locais, durante a limpeza as máquinas retiram dos rios e canais grandes volumes como sofás, fogões e até geladeiras velhas, além de grande quantidades de pneus, garrafas PET e restos de obras”, disse o engenheiro João Carlos Grilo.

A coleta do lixo nos distritos é feita três vezes por semana. Para atender à população a Subsecretaria Municipal de Limpeza Urbana mantém à disposição dos moradores os telefones 2674-9090 e 0800-0222515. Os pedidos para retirada de lixo e entulho podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s