GOVERNO DO RIO DE JANEIRO LANÇA PROJETO EM DEFESA DAS MULHERES

O governador Wilson Witzel participou, nesta segunda-feira (20/05), do lançamento do programa UMA por Todas, que atenderá mulheres vítimas de violência em unidades móveis que percorrerão o estado. O projeto conta com dois ônibus equipados, doados pelo governo federal, que circularão de forma simultânea pelos municípios. Nesta primeira etapa serão contemplados seis cidades do Noroeste fluminense: Itaperuna; Natividade; Bom Jesus de Itabapoana; Santo Antônio de Pádua, Miracema e São José de Ubá.
– Hoje é um dia muito especial, um dia em que nós estamos começando um grande programa para combater a violência contra a mulher. Daremos todo suporte de atendimento a essas mulheres para que elas possam se sentir acolhidas. Vamos reduzir a violência contra mulher – comemorou o governador Wilson Witzel.
As unidades móveis recuperadas pela atual gestão funcionarão como uma base itinerante de enfrentamento à violência contra as mulheres. Estarão disponíveis serviços de acolhimento, acesso a direitos, assistência psicossocial e jurídica, palestras, campanhas preventivas, informações sobre as leis Maria da Penha e do Feminicídio e recebimento de denúncias. Além disso, estão programadas reuniões com representantes das prefeituras para tratar da importância da implantação de serviços locais especializados no atendimento de emergência à mulher e na prevenção da violência contra elas.
– É fundamental engajar, motivar e alertar sobre a necessidade de os municípios desenvolverem uma rede de proteção às mulheres, com oferta de serviços que incluam desde a isenção de taxa e segunda via de documentos e certidões, passando pela assistência jurídica e psicológica, até o recebimento de denúncias – destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Fabiana Bentes.
O projeto UMA por Todas também realizará palestras sobre saúde da mulher, oferecerá isenção de taxa e segunda via de documentos e certidões, por meio do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), e oficinas nutricionais, por meio da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional. Em parceria com a AgeRio – Agência Estadual de Fomento, da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, as mulheres receberão ainda orientação sobre obtenção de microcrédito para pequenos empreendimentos.
– Esse microcrédito é fundamental para dar independência às mulheres, para empoderá-las e dar uma qualidade de vida melhor a elas. É um valor de R$ 3 mil até R$ 15 mil. Todos os projetos vão ser avaliados para que esse microcrédito seja concedido na região Noroeste do estado – afirmou Witzel.
Após o lançamento do projeto, no Palácio Guanabara, a secretária Fabiana Bentes, seguiu acompanhando a caravana, que fará a primeira parada em Santo Antônio Pádua nesta segunda-feira, onde se reunirá com lideranças locais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s