PACIENTES DE ITABORAÍ AVALIAM QUALIDADE DE BOLSAS DE COLOSTOMIA EM ITABORAÍ

Na cidade de Itaboraí, os pacientes ostomizados recebem tratamento humanizado e atenção especial do Poder Público. Na manhã da última segunda-feira, 20 de maio, o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, visitou o polo de uso exclusivo para pacientes ostomizados, que fica localizado na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha.
O local dá suporte e faz o acompanhamento de 293 pacientes ostomizados, atendendo até mesmo outros quatro outros municípios, como Tanguá, Maricá, Silva Jardim e Rio Bonito. Ostomizada é a pessoa que, por motivos diversos, passou por um procedimento cirúrgico para a criação de uma abertura na pele abdominal, ligando uma terminação do meio externo e os fluidos corpóreos (fezes e urina) passam a ser coletados por uma bolsa.
No local, o secretário de Saúde deu atenção para cada paciente e teve a oportunidade de esclarecer questões que estavam gerando desconforto entre os beneficiários do atendimento especial. “Estou aqui exclusivamente para ouvi-los. Nosso compromisso é atender cada vez melhor todos vocês. O problema que surgir podem me chamar que venho resolver tudo que for preciso”, comentou Júlio César, aos pacientes que o aguardavam para uma conversa com relação aos materiais que estão utilizando, momentaneamente, para teste.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em novembro de 2018 foi feita uma licitação para que fosse contratado novo fornecedor para as bolsas coletoras dos fluidos, indispensável para o uso no dia a dia dos ostomizados. Como parte deste processo, os pacientes estão fazendo uso das diversas marcas e avaliando assim, qual dentro das opções disponíveis, a que melhor atenderia às necessidades dos pacientes.
“Esta é uma oportunidade que nunca foi oferecida aos nossos pacientes. Só quem faz uso sabe o que é melhor para si. São vocês que vão escolher o que querem usar e determinar quais opções querem. O que queremos é que recebam qualidade e assim, desfrutem de uma melhor qualidade de vida”, comentou o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza.
No polo de uso exclusivo para pacientes ostomizados, mensalmente, os pacientes recebem kits, contendo bolsas coletoras e outros materiais como gases, luvas, álcool, pomadas e outros para o autocuidado. Os pacientes são acompanhados por uma equipe formada por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.
Paciente há 6 anos do polo, José Elias Santos da Silva, de 47 anos, morador de Visconde, fica satisfeito com o atendimento que recebe da equipe. “Aqui somos tratados com carinho, a equipe toda nos oferecem suporte, somos muito bem tratados”, fez questão de deixar claro um dos pacientes da unidade de saúde.
A diretora da Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, Elizabeth Claudino, conta o segredo para que todos saiam felizes e satisfeitos do local. “Amor. É ele quem nos impulsiona aqui a cada dia. O paciente quando passa do portão e entra na Policlínica ele quer saúde, atenção e carinho. Às vezes eles só querem alguém que os ouçam e oriento isso para minha equipe”, comentou emocionada a diretora.
Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, solicitou que fosse realizado um levantamento de todos os pacientes junto com a equipe médica para avaliar se existe a possibilidade de agilizar uma cirurgia de reversão para retirada da bolsa em caráter de mutirão no município.
O polo de uso exclusivo para pacientes ostomizados fica na BR 493, km 0, Manilha, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s