SANTO EXPEDITO EM ITABORAÍ GANHA NOVA UNIDADE DE SAÚDE

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na última terça-feira (25/06), a Unidade de Saúde da Família José Ednaldo Mendes, em Santo Expedito. A unidade, tão aguardada pelos moradores do bairro fica localizada na Rua Doutor Celso, nº 242.
O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, agradeceu a comunidade de Santo Expedito, por ter tido a paciência de aguardar a entrega de um equipamento de suma importância. E ainda a equipe da Unidade de Saúde, que terá a responsabilidade de salvar vidas e/ou melhorar o sofrimento das pessoas.
“Peço que os servidores que farão o acolhimento primário dêem amor e carinho, um atendimento humanizado, porque é isso que a comunidade precisa. E nós, do poder Executivo e Legislativo, temos a incumbência de buscar recursos para melhorar cada vez mais a saúde da nossa cidade. Hoje toda a rede municipal de Saúde atende aproximadamente 40 mil pessoas por mês, sendo por exames, consultas, operações e outros”, disse o prefeito, Dr. Sadinoel.
A nova Unidade de Saúde conta com três consultórios, sala de vacina, procedimentos, inalação, curativos, administração, acolhimento multiprofissional, expurgo, prontuários e depósito de material de limpeza. Além de banheiros femininos e masculinos, farmácia, atividades coletivas, administração, recepção, copa e despensa de material de limpeza A unidade será informatizada e os ambientes são climatizados.
O secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, agradeceu ao prefeito, Dr. Sadinoel pela oportunidade de estar à frente de uma pasta tão difícil e complicada, mas que também dá muito orgulho, principalmente quando se tem uma entrega de um equipamento como este para a população.
“Estou muito feliz, por conseguir entregar esta Unidade para a comunidade que tanto necessita. Quero agradecer ainda a equipe de Obras e Manutenção que foram incansáveis para que tudo ficasse pronto. Esta Unidade sofreu com a perda de um médico, e nós estamos com muitas dificuldades de encontrar profissional para repor, em especial na Atenção Básica. Mas Deus é tão maravilhoso, que hoje conseguimos contratação de um médico para cá, e já vamos reabrir com esse profissional, que inclusive é morador de Itaboraí”, destacou o gestor da pasta.
Morando no bairro há 26 anos, Maria da Glória Neri de Brito, de 68 anos, foi prestigiar a inauguração e ficou feliz com a contratação do novo médico. “Sou usuária do posto há muito tempo, e perdi as contas de quantos lugares ele já ficou instalado. Hoje ele está bem perto da minha casa e com uma construção muito bonita”, comentou Maria da Glória.
Quem também aprovou a nova Unidade foi Washington Nascimento Sousa, 48 anos. Segundo ele, a comunidade lutou bastante para a construção desta Unidade de Saúde. “Pedimos muito e o prefeito Dr. Sadinoel nos atendeu. Agora temos que cuidar e preservar este lugar, que é tão importante para o nosso bairro. Hoje é um dia de felicidade”, falou Washington.
A Unidade de Saúde da Família José Ednaldo Mendes conta com uma equipe formada por um médico clínico geral, enfermeira, técnico de enfermagem, cinco agentes comunitários de Saúde, recepcionista e auxiliar de serviços gerais. O local possui 930 famílias cadastradas, com aproximadamente 3,2 mil pessoas.
Segundo a enfermeira chefe, Carla de Oliveira March, a Unidade de Saúde já funcionou em vários locais. “Agora temos uma Unidade padrão e adequada, algo que a comunidade sempre pediu”, disse Carla.
A família do homenageado José Ednaldo Mendes, que dá nome a Unidade de Saúde esteve presente e se emocionaram. “Meu marido faleceu em 2016, mas por muitos anos lutou pela construção deste posto de Saúde. Ele sempre foi envolvido com as causas em benefício da comunidade e hoje nossa família se sente honrada de ter o nome dele em um equipamento tão importante para os moradores do bairro”, comentou Iraildes Sousa Mendes, também moradora de Santo Expedito.
santo santoO evento de inauguração foi abrilhantado pela Banda da Guarda Municipal, e contou com a presença dos secretários municipais de Governo e chefe Governo, Jorge Antônio Silva; de Esporte e Lazer, Leonidas Souza; de Planejamento, José Fernando Soares; de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça; de Obras, Clóvis Raimundo Thomé; de Trabalho e Renda, Kaito Rangel; o controlador geral do município, Joaquim Gama; o consultor geral do Município, Sílvio Pinho e a presidente do Itaprevi, Andréia Daumas. Além dos vereadores Marcos Araújo, Eneas, Joana Lage, Paulo Alves, Bil, Agnaldo Coutinho, Rogério Filgueiras, Elber Correa, Roberto Costa, Paulo Ney e Sandro Construforte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s