HEMONÚCLEO DE SÃO GONÇALO RECEBE DOAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA PREFEITURA

É possível salvar quatro vidas com apenas uma doação de sangue. Foi pensando nisso que as equipes do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem de São Gonçalo foram ao Hemonúcleo nesta quinta-feira (16), de forma voluntária, doar sangue. Localizado ao lado do Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, o serviço contabilizou pouco mais de 2 mil doadores em 2019.

Para manter os estoques abastecidos e garantir a assistência à população, há a necessidade de receber 40 doações ao dia, mas, a unidade tem recebido a média de 15 a 20 doações diárias, quantidade insuficiente para suprir a demanda gerada pelos hospitais da rede pública municipal e das clínicas conveniadas ao SUS.

“No começo do ano fiquei pensando no que poderia fazer para ajudar o próximo. Daí tive a ideia de fazer um “mutirão de doação de sangue”! Logo, foi só fomentar a ideia com a minha equipe que, parte dela, prontamente, resolveu ajudar. Nos dividimos em grupos para não atrapalhar nossa operação aqui na clínica. Hoje fomos num grupo de sete pessoas e na semana que vem iremos repetir essa ação. Fomos muito bem atendidas pela equipe do Hemonúcleo. Sabemos que não é um grupo grande, mas, um gesto gigante! Li que um doador pode salvar até quatro vidas, isso é muito legal e gratificante!”, disse Simone Oliveira, diretora do Centro que articulou a iniciativa.

Para realizar a doação basta fazer um cadastro no Hemonúcleo, onde o doador passa por uma triagem clínica, com entrevista, verificação da pressão arterial e faz o teste de anemia para saber se está apto a realizar a coleta. Após a doação, que dura cerca de 10 minutos, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV. Somente após o resultado dos exames, o sangue é liberado para que seja doado com segurança.

Dentre os requisitos necessários a doar, é preciso pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar alimentado, com a precaução de evitar alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano.

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s