AMBULATÓRIO DE ANEMIA FALCIFORME OFERECE ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS GRATUITAMENTE

Com o objetivo de proporcionar atendimento especializado, a Secretaria de Saúde conta com Ambulatório de Anemia Falciforme, doença transmitida hereditariamente e se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos.

A coordenadora do Ambulatório de Doença Falciforme, Izabel Gama explicou o serviço oferecido na unidade. “O Ambulatório oferece atendimento com nutricionista, clínico geral, pediatra, assistente social, enfermagem e hematologista. As pessoas diagnosticadas com anemia falciforme são encaminhadas para o Ambulatório através das Unidades de Saúde da Família, e quando é só uma suspeita, a médica solicita o exame de eletroforese de hemoglobina para confirmar se há a doença falciforme ou se possui somente o traço. Caso confirme a doença, o paciente é acompanhado pela hematologista”, afirmou a coordenadora.

“A anemia falciforme é adquirida e herdada do pai e da mãe, que possuem o traço falcêmico. Atualmente, o diagnóstico é feito através do teste do pezinho, nos primeiros dias de vida assim, os pais já sabem que a criança é portadora da doença falciforme. E não existe tratamento para a doença, porque não é uma doença que tenha cura, então tratamos os sintomas para que não haja complicações”, explicou a hematologista, Leise Marcello.

“Fui à Secretaria de Saúde e me indicaram para o Ambulatório, e fiquei feliz porque não preciso ir para o Rio. Também tive câncer de mama e faço meu tratamento lá, então seria difícil ir para o Rio sempre”, contou a dona de casa, Nilma de Oliveira.

O guarda municipal do RJ, Marcelino de Carvalho é esposo de uma das pacientes, e está feliz com a recuperação. “O tratamento aqui foi excelente, porque estávamos perdidos. Ela com a anemia e nós sem sabermos o que ela tinha. Então, fomos até o Hospital Municipal de Magé e eles no encaminharam para o Ambulatório. Agora, a Glorinha está boa”, comemorou Marcelino.

A vendedora, Mônica Fernandes contou sobre a importância do ambulatório no município para os pacientes. “O atendimento foi bom, os medicamentos que eles passaram fizeram as dores sumir. Foi bastante importante ter esse ambulatório aqui em Magé, porque antes tinha que ir ao Hemorio e agora facilitou bem a nossa vida”, afirmou a dona de casa.

O Ambulatório de Anemia Falciforme funciona na Secretaria Municipal De Saúde, na Rua Papa Pio Xll, no prédio da Pran Móveis, no Centro de Magé. O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 9h às 17h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s