CURSO DE OBEDIÊNCIA E PROTEÇÃO PARA CÃES ESTÁ A TODO VAPOR EM GUAPIMIRIM

As aulas do Curso de Obediência e Proteção para Cães, idealizado pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (SSEOP), já começaram. Os treinos dos animais acontecem todas as quartas-feiras, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM).

Por meio de uma consultoria, os instrutores Arlhys Dias e Mozer Smith fazem um trabalho de treinamento com animais de diversas raças. Focado em técnica, paciência, disciplina e prática, o curso tem como objetivo adestrar, para fomentar a capacidade de obediência e controle de comportamento dos cães, proporcionando, assim, segurança aos seus donos.

“Após assumir a SSEOP, junto com a equipe, precisei estruturar o organograma e os trabalhos, pois não havia condições básicas em 2017. Hoje, o cenário mudou. Agora, posso traçar projetos maiores, como a criação do canil da Guarda e a capacitação dos agentes para a utilização desses animais em serviço. Nosso objetivo é combater tráfico de drogas nas escolas municipais, com patrulhas diárias, e ainda apoiar as Polícias quando formos solicitados, sempre respeitando as competências previstas em legislações vigentes. Este projeto trará excelentes resultados a curto, médio e longo prazo”, afirmou o secretário Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Leonardo Rodrigues.

Para o superintendente da GCM, Leandro Fiuza, as ações com cães têm demonstrado muita qualidade e eficácia nas atuações policiais do mundo inteiro. “Com o advento da Lei Federal n°13022, a Guarda Civil Municipal passou a ter poderes de Polícia. Logo, o cão de faro e o treinamento dos agentes serão ferramentas importantes na garantia da ordem e manutenção da paz social”, destacou.

Assim, os agentes da GCM já treinam e obtêm conhecimento para condução de cães, que auxiliarão a Gestão em ações mais efetivas. Segundo o GCM Mendes, essa é uma oportunidade de capacitar os profissionais que compõe o corpo da SSEOP. “O curso é muito importante. E nós, como agentes, estamos adquirindo conhecimento para, futuramente, nos tornarmos condutores de cães na cidade, provendo maior segurança aos munícipes”, disse.

Ainda vale lembrar que em setembro de 2019, o Grupamento de Operações Especiais (GOE) participou de diversos cursos de condução de animais e pôde treinar para a utilização de cães farejadores no “Cães de Guerra”, canil da Força Aérea Brasileira (FAB).

Após esse fato, a SSEOP adquiriu um cão de faro – o Fred – que faz apresentações com os GCMs e já integra o quadro de agentes da pasta.

Além disso, em breve, a pasta formará profissionais que estarão aptos a trabalhar diretamente com os cães para reprimir o tráfico de drogas nas escolas municipais e em prédios públicos, além de dar apoio às Polícias: Federal, Civil e Militar, em operações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s