AVANÇO EM GESTÃO PÚBLICA: CARTÃO DE ESTACIONAMENTO PARA IDOSOS E DEFICIENTES SERÁ EMITIDO PELA PRIMEIRA VEZ EM GUAPIMIRIM

Idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção já podem solicitar o seu cartão de estacionamento em Guapimirim. O benefício é gratuito e permite a utilização de vagas especiais sinalizadas, com a palavra “Idoso” e com Símbolo Internacional de Acessibilidade, em estabelecimentos comerciais e espaços públicos.

Para dar entrada na autorização, o interessado precisa abrir um processo no setor de Protocolo, localizado na Avenida Dedo de Deus, 1.161 – sede da Prefeitura de Guapimirim. É necessário estar com um documento de identificação que contenha a data de nascimento, comprovante de residência e atestado médico apontando a patologia ou impedimento temporário. Em casos de representantes legais, estes deverão anexar sua documentação para comprovar tal situação.

A emissão dessas autorizações fica a cargo da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (SSEOP), que está colocando em prática as Resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

“Por conta da criação do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), nosso município está apto para emitir esses cartões pela primeira vez na história. Antes, os moradores da cidade precisavam se deslocar para o Centro do Rio de Janeiro e dar entrada na documentação. Agora, tudo será realizado por aqui. Um grande avanço para em Gestão Municipal que conseguimos através de muito trabalho”, destacou o secretário Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Leonardo Rodrigues.

De acordo com Gabriel Cidade, coordenador do DEMUTRAN, esta ação vai impactar diretamente o dia a dia das pessoas de forma positiva. “É muito gratificante ver que com o nosso trabalho, possibilitamos uma vida mais digna a todos os munícipes de nossa cidade”, afirmou.
O cartão de estacionamento emitido pelo DEMUTRAN será aceito em todo o território nacional. O prazo de validade é de 3 (três) anos para idosos e deficientes, porém para pessoas com a mobilidade reduzida esse período pode variar entre dois meses e três anos.

“Vale destacar que essa é mais uma, das muitas conquistas já alcançadas pela nossa Gestão. Nosso objetivo é proporcionar maior qualidade de vida e bem-estar para a população, e com muito trabalho estamos conseguindo”, disse o Prefeito Zelito Tringuelê.

Regras de Uso

· A autorização deverá ser utilizada corretamente nas vagas sinalizadas com a legenda “Idoso” ou demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso em áreas públicas ou privadas, como shoppings, supermercados, bancos, etc;

· Vale apenas o cartão original. É proibida a utilização de cópias;

· O cartão só pode ser utilizado pelo titular ou com o titular no veículo;

· O titular pode utilizar o cartão em qualquer veículo, não importando quem é proprietário do veículo ou quem está dirigindo;

· Em caso de perda, roubo ou furto do cartão, é necessária a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O.) do fato para a obtenção de um novo;

· O cartão pode ser plastificado;

· É proibido o uso do cartão com validade vencida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s