CAPS II REALIZA ATIVIDADE SOBRE O CUIDADO COM A SAÚDE MENTAL NO 1º DISTRITO

As ações de conscientização sobre o cuidado com a saúde mental e bem-estar seguem a todo vapor em Magé. Na última segunda-feira (20), foi a vez do Centro de Atenção Psicossocial Lidia Menezes, o CAPS II, na Flexeiras, realizar uma atividade com o objetivo de alertar a população sobre a importância da campanha nacional Janeiro Branco.

Profissionais da área, convidados, pacientes e ex-pacientes da unidade se reuniram para ouvir relatos e para falar sobre o assunto em uma atividade que abordou as estratégias usadas por eles para manter uma boa saúde mental e ter uma vida mais tranquila na sociedade.

“Faço terapia constantes com os psicólogos e os terapeutas, além de ser acompanhada de perto pela direção. Isso me dá forças, e quando estou conversando com outras pessoas que não sabem da minha situação, eu as aconselho para o que acontece comigo não ocorra com mais ninguém, pois eu corri um sério risco de perder a vida”, relatou Cecília Velasco, que iniciou o seu tratamento no CAPS II há 8 anos, após alguns surtos e tentativas de suicídio.

Rivaldo José da Silva, que procurou ajuda há cerca de 20 anos após sucessivos traumas psicológicos ocorridos devido a circunstâncias na sua vida. “Fui internado duas vezes em um hospital psiquiátrico e depois de um tempo eu comecei o tratamento no CAPS, e graças a toda a equipe, que sempre tratou com muito carinho e paciência a todos os pacientes, aos poucos fui melhorando”, ressalta ele.

A coordenadora do CAPS II, Eliane Deodato, explicou como a ação foi organizada e a importância na vida de cada envolvido no projeto da Prefeitura. “Nossa equipe preparou essa atividade para divulgar o Janeiro Branco, porque as pessoas cuidam do corpo e esquecem da cabeça. Nós escolhemos o tema ‘Estratégias para manter uma boa Saúde Mental’, porque temos observado que alguns deles têm tido uma boa evolução através do tratamento e das medicações, embora essa última não seja o nosso foco, pois aqui na unidade o nosso foco é o PTS – Projeto Terapêutico Singular, e é através dele que percebemos quando o usuário teve alguma melhora”, explicou.

As inscrições para as atividades de conscientização do Janeiro Branco são gratuitas e podem ser realizadas no local até 15 minutos antes do horário do evento. Confira programação gratuita da campanha Janeiro Branco 2020:

CAPS AD III – PIABETÁ
Endereço: Rua Amazonas, 591 – Piabetá
Data: 23/01/2020
Horário: 9h30
Palestra com o tema: republique-se. Reinvente-se. E transforme-se na melhor edição feita por você.

CAPS AD – MAGÉ
Endereço: Rua Professora Hilda Portela, 165 – Flexeiras, Magé.
Data: 29/01/2020
Horário: 10h
Roda de conversa e dinâmica com o tema: promoção de conhecimento sobre estratégias para lidar com os transtornos mentais mais frequentes, inclusive aqueles ocasionados pelo uso de álcool e outras drogas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s