CRAS E CADÚNICO NA COMUNIDADE LEVA SERVIÇOS GRATUITOS PARA BONGABA

Na última quarta-feira (22) o projeto “CRAS e CadÚnico na Comunidade” esteve no Conjunto Habitacional de Bongaba levando serviços gratuitos para os moradores do bairro localizado no 6º distrito. A ação foi realizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente.

Os serviços ofertados pela Secretaria de Assistência Social foram: orientações sobre programas sociais, isenção em Concurso Público Federal, ID jovem, oficinas de inclusão produtiva, carteira do idoso, informações sobre a Lei Dona de Casa, Minha Casa Minha Vida Programas Habitacionais, cadastro e recadastramento do CadÚnico: que dá acesso aos programas federais Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada – BPC, , isenção para 2ª via de documentos, Programa Criança Feliz, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Programa Acesso ao Trabalho.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Álison Brandão, falou sobre a importância da ação para as comunidades. “Estamos realizando mais uma ação itinerante que fazemos em todas as comunidades, onde levamos a assistência social para os locais. Também atendemos diariamente na Secretaria de Assistência Social, nos CRAS, e nas outras unidades mais próximas”, disse.

A dona de casa Paloma Lemos aprovou a ação realizada no bairro. “Esse evento é muito importante porque aqui as pessoas estavam esquecidas pela sociedade e tem muitas pessoas que precisam de ajuda. Tem pessoas que catam lixo para sobreviver, trabalham da forma que podem, e a Prefeitura trouxe esperança para a gente. E hoje, vou conseguir fazer o Bolsa Família para os meus filhos”, comemorou.

A Secretaria de Saúde ofereceu serviços como aferição de pressão arterial e glicose, informações sobre a Doença Falciforme, o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) e a ação Rio Contra a Dengue. “O objetivo da Secretaria de Saúde é proporcionar tratamento de saúde primária. Estamos tentando resolver problemas relacionados ao cartão do SUS das crianças e ao cartão de vacinação”, contou a secretária da pasta, Carine Tavares.

“Hoje pela primeira vez participando da ação social, consegui duas marcações importantes. Valeu a pena ter vindo, porque consegui as marcações para mim e para as minhas filhas. O objetivo quando você procura a saúde é ser atendido e eu consegui”, disse a artesã Andressa Guedes.

Uma parceria com a Enel realizou a troca de lâmpadas residenciais para os moradores que solicitaram o serviço. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também marcou presença realizando doações de mudas de plantas para o Conjunto Habitacional. “Nós sentimos muita falta de uma sombra nessa praça quando viemos na semana passada, e então trouxemos algumas mudas de Pau Ferro e traremos mais plantas para as casas”, explicou a gestora em educação ambiental, Roseli da Silva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s