LEVANTAMENTO TRAÇA NECESSIDADES DAS CIDADES CASTIGADAS POR TEMPORAL

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realiza um levantamento dos oito municípios das regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro atingidos pelo forte temporal de sexta-feira (24/01), que deixou dois mortos e milhares de desabrigados e desalojados. Além de verificar demandas como água potável, colchões e cestas básicas, o órgão analisa pedidos para concessão no Aluguel Social, programa estadual que prevê ajuda financeira a famílias afetadas por calamidades públicas. 


 
Nesta segunda-feira (27), a secretária Fernanda Titonel lamentou as mortes do músico Anderson Titolei, enterrado domingo (26), vítima de alagamentos em Porciúncula, e do auxiliar de padeiro Taciano dos Reis Gama, de 19 anos, cujo corpo foi encontrado hoje (27) em Itaperuna. Ele estava desaparecido desde sábado (25) depois que pulou nas águas do Rio Muriaé, junto com mais três amigos, e foi arrastado pela correnteza.


 
– Ficamos muito tristes com essas perdas humanas decorrentes das chuvas e nos solidarizamos também com aqueles que perderam seus bens materiais. Há famílias que perderam tudo ou quase tudo com as inundações e alagamentos. Muitos estão abrigados em escolas, igrejas e casas de parentes e amigos, ou ilhados em locais de difícil acesso. Queremos ainda reforçar o apoio do Estado aos municípios para enfrentar os estragos dessa tragédia – disse a secretária.


 
Fernanda acompanhou o governador Wilson Witzel em visita à região no domingo (26).  Na ocasião, ele anunciou um reforço de R$ 10 milhões para a secretaria atender às famílias – mais R$ 13 milhões serão destinados às pastas da Defesa Civil e Saúde. A Secretaria também usa suas instalações no prédio da Central do Brasil  (Praça Cristiano Otoni s/nº – sala 760), no Centro do Rio, para receber doações de água mineral, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, roupas, colchonetes e roupa de cama e banho. 
 
 
Junto com o governador e os também secretários de Saúde, Edmar Santos; de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues, e de Agricultura, Pecuária e Pesca, Marcelo Queiroz, Fernanda Titonel sobrevoou a visitou alguns locais em Porciúncula e Itaperuna, onde conversou com desabrigados, voluntários e representantes de órgãos municipais. A comitiva também se reuniu com autoridades regionais na manhã desta segunda-feira (27) em Itaperuna. 
 
 
Levantamento para Aluguel Social


 
A secretaria está mobilizada desde a noite de sexta-feira (24/1) para apoiar os municípios do interior que sofrem com as cheias dos rios Muriaé, Pomba e Carangola. Um levantamento sobre as necessidades de cada município começou a ser feito já no sábado. As maiores demandas chegam das prefeituras de Itaperuna, Laje do Muriaé, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana. Houve pedidos ainda de Cardoso Moreira, Miracema, Natividade, Santo Antônio de Pádua e São Francisco do Itabapoana.


 
Uma equipe coordenada pela subsecretária de Assistência Social e Segurança Alimentar, Cristiane Lamarão, também chegou à região no domingo para visitar os locais e oferecer auxílio, além de verificar as demandas pelo Aluguel Social.  A equipe esteve em Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna e seguiu nesta segunda-feira para Santo Antônio de Pádua, Miracema, Laje do Muriaé e Porciúncula, onde tem sido recebida por secretários municipais de Assistência Social. O acesso por terra ao município de Cardoso Moreira não foi possível.   


 
Doações na Central: 


Informações sobre doações nas instalações da secretaria no prédio da Central do Brasil podem ser dadas pelos telefones  (21) 2334-9516 (das 9 às 17h) e (21) 97297-8452. Veja todos os pontos de coleta aqui: http://bit.ly/PontosdeColetaRJ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s