AGENTES DA PREFEITURA REALIZAM FISCALIZAÇÃO PARA COIBIR IRREGULARIDADES NAS CACHOEIRAS

A Prefeitura de Magé realizou um mutirão de fiscalização nos estabelecimentos que ficam às margens das cachoeiras neste sábado (15). A ação das Secretarias de Meio Ambiente, Segurança Pública, Saúde, Infraestrutura e Turismo resultou em notificações e multas a estabelecimentos.

“A maioria desses bares estão em situação irregular. Por isso estamos fiscalizando todos os estabelecimentos em torno das cachoeiras em uma ação com a Secretaria de Meio Ambiente, responsável por verificar se os bares têm fossa séptica e se eles estão comercializando qualquer tipo de vasilhame de vidro. Pedimos também o alvará de funcionamento e aqueles que não tinham demos um prazo para comparecer à Secretaria”, explicou o Guarda Ambiental, Verlingue.

O mutirão começou no Poço Tamanqueiro onde os agentes da Prefeitura multaram um dos bares.

“O proprietário alegou que não estávamos fazendo nossa parte, mas a cachoeira está bem preservada, só na área dele que está assim.  Encontramos um alto índice de garrafas de vidro em volta da cachoeira. Por ser uma área privada, ele é responsável por não deixar o lixo e garrafas acumularem no local. Ele será multado e notificado para comparecer na secretaria para prestar esclarecimentos no prazo de 7 dias”, detalhou o guarda ambiental.

Em seguida, os agentes foram para o Rio do Ouro e constataram a falta de fossa séptica e alvará de funcionamento de vários estabelecimentos. A Prefeitura de Magé notificou mais uma vez e os que não cumprirem no prazo previsto serão interditados.

O proprietário do Bar Floresta, Hernan Maltone, foi notificado por diversas vezes e agora cumpre as exigências das notificações.

“O nosso bar foi notificado algumas vezes, então decidimos nos adequar com as normas. Hoje temos a fossa séptica instalada, dividida em três caixas: a primeira fica a gordura e só passa a água, depois tem a segunda em que a água e tratada e outra devolve a água limpa para a cachoeira. Estamos também implementando a energia solar. Nossa meta é não degradar o Meio Ambiente, a cachoeira é nossa, é o nosso dever e de todo cidadão preservar nossas cachoeiras”, contou Hernan.

A ação faz parte da Operação Verão, com o objetivo de conscientizar os visitantes sobre a importância da preservação das cachoeiras do município e também realizar fiscalizações em busca de proteger o meio ambiente e garantir ordem no acesso às cachoeiras.

A Prefeitura conta com o apoio da população e dos visitantes para denunciar irregularidades nos pontos turísticos mais frequentados nesta época. Para ajudar na preservação, a população pode fazer contato com a SMMA pelo telefone (21) 2647-1214, ou na sede da Secretaria, localizada na Estrada das Margaridas, s/nº, Santa Dalila – Magé. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s