SECRETARIA DE SAÚDE REFORÇA IMUNIZAÇÃO APÓS AS FORTES CHUVAS DO FIM DE SEMANA

Fortes chuvas atingiram todo o estado do Rio de Janeiro na madrugada do último domingo (1)e Magé foi uma das dezenas de cidades afetadas pelos alagamentos. A Prefeitura convocou o gabinete de crise com as equipes da Defesa Civil, Saúde, Assistência Social e Infraestrutura para combater os prejuízos causados e prestar assistência aos moradores de áreas de risco de deslizamentos e zonas de alagamentos. As casas que estavam em áreas de risco foram interditadas, e os moradores devidamente encaminhados para os pontos de apoio. Dois moradores que estavam nos escombros de uma casa que desabou no bairro da Lagoa foram retirados pelo Corpo de Bombeiros e levados para o hospital.

Ações após as fortes chuvas
As equipes da Secretaria de Saúde, dos Programas Vigidesastre e Vigiágua percorreram os pontos de acolhimentos nesta segunda-feira (2) afim de identificar e auxiliar os moradores cadastrados pela Secretaria de Assistência Social e aplicar a vacinação de proteção das famílias afetadas pelos alagamentos.  A imunização com as vacinas Dupla Adulto (DT) indicada como reforço contra o tétano e difteria, a vacina Tríplice Viral e Hepatite A (para menores de quatro anos).

José Roberto Gonçalves, de 49 anos, morador da Lagoa, contou que durante o temporal do final de semana teve contato com as águas do alagamento e frisou “é muito importante se vacinar e estar protegido contra várias doenças”.

Na próxima quarta-feira (4), a Secretaria de Saúde vai receber uma nova remessa de hipoclorito do governo estadual para distribuir às famílias que foram atingidas pelo alagamento e que estão retornando para casa. O hipoclorito é aplicado para o consumo adequado da água e reduzir as chances de contaminação por bactérias ou o cólera, por exemplo.

“A gente pode perder tudo, só a saúde que não. Minha casa encheu e por isso estou me vacinando”, Mirian Amorim de 50 anos, moradora do bairro Flexeiras, foi uma das vitimas da enchente no município.

A secretária de Saúde de Magé, Carine Tavares, destacou que “nossas equipes estão fazendo a busca pela situação dos moradores e prestando auxílio. É importante também ficar atento ao contato com a água dos alagamentos que podem provocar diversas doenças, por isso estamos reforçando esses cuidados e vacinas”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s