PREFEITURA OFERECE ACESSO GRATUITO À PLATAFORMA DE ESTUDOS DA MICROSOFT PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu cadastro para que todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino acessem uma ferramenta tecnológica que permite a professores e alunos adaptarem suas rotinas pedagógicas para o mundo virtual, durante o isolamento social. O acesso à plataforma Microsoft Teams, que já era disponibilizado para professores e servidores da SME, foi estendido aos 640 mil alunos da maior rede pública municipal de ensino da América Latina. Agora, os estudantes da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos ganharam acesso gratuito a uma conta de e-mail que permite entrar na Microsoft Teams.
Nesse espaço, é possível visualizar atividades encaminhadas pelos professores nas salas virtuais, além de grupos, chats e postagens. A ação é realizada por adesão, sendo identificada a partir das necessidades de cada unidade escolar. E amplia as possibilidades de continuidade de estudos dos alunos.


Como acessar o e-mail

Para acessar o e-mail, basta ter em mãos a matrícula e data de nascimento do estudante e acessar o link do e-mail Rio Educa pelo software on-line Outloook (www.office.com). O endereço será sempre: matrícula + @ + alunocarioca.rio. Já a senha será sempre: rio + data de nascimento. Por exemplo:
Email: 20170987612345@alunocarioca.rio
Senha: rio02/12/2015
Em caso de dúvidas, o endereço e senha podem ser obtidos por meio do site: http://email.rioeduca.rio.gov.br/aluno/.
Se o estudante persistir com dúvidas sobre o acesso ao e-mail, basta sinalizar para a direção da escola que encaminhará os questionamentos para o setor de informática da Secretaria Municipal de Educação.


Formação para professores

Desde o início de maio, foram abertas vagas para encontros remotos entre os 38 mil professores da Rede Municipal de Ensino e representantes da empresa Big Brain, parceira da SME e da Microsoft, para a apresentação da ferramenta Microsoft Teams. Os webinários – oito, no total – foram divididos em dois momentos. Os quatro primeiros encontros, do dia 11 a 14/05 foram reservados para a apresentação do Teams. O segundo, de 18 a 21/05 teve como foco a resposta às dúvidas dos professores.
A fim de dinamizar a ação, o corpo técnico e pedagógico da SME participa de formações pela internet com a empresa Big Brain Education para facilitar o suporte às unidades escolares.
A coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Maria Inácia Alvarenga, esclarece que a ação, além de não ter nenhum custo para o município, visa oferecer aos docentes mais conhecimentos digitais que podem ser de grande valor em suas rotinas agora e no pós-pandemia.
— Essa ferramenta é mais uma estratégia que os professores poderão utilizar para atendimento dos alunos nesse momento de pandemia, onde todas as atividades remotas encaminhadas ficarão armazenadas nesse espaço virtual. Para os professores, o aplicativo dispõe de ferramentas que auxiliam no monitoramento e acompanhamento das atividades realizadas pelos alunos — esclarece a coordenadora.
Para mais informações, acesse o site da parceria: https://sites.google.com/rioeduca.net/parceriasmeemicrosoft

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s