PREFEITO DE SÃO GONÇALO ENTREGA REFORMA E AMPLIAÇÃO DO POLO SANITÁRIO RIO DO OURO

O Prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, entregou na manhã desta sexta-feira (3), a reforma e ampliação do Polo Sanitário Rio do Ouro Dr. Augusto Senna, uma homenagem ao médico atuante na linha de frente no combate ao Covid-19 no município, que faleceu em maio deste ano.

Proporcionar uma saúde de qualidade faz parte das diretrizes do plano de governo do prefeito José Luiz Nanci. “Esta obra representa o esforço de toda a equipe de saúde atuante em nossa cidade. Mesmo diante das dificuldades, estamos reformando e levando dignidade aos atendimentos”, comemora Nanci.

Contabilizando cerca de 100 mil pacientes cadastrados, o Polo Sanitário Rio do Ouro, localizado no bairro de mesmo nome, oferece cerca de 40 tipos de serviços diariamente à população. Entre os mais procurados, destaque para o serviço de vacinação, que realiza 1.900 procedimentos mensais. Já o atendimento de ginecologia contabiliza 700 consultas ao mês, somando com 750 de pediatria.

“A nossa estratégia de saúde da família se desponta como a maior do Brasil, com 208 unidades. Oferecemos um amplo cuidado a toda população mesmo durante a pandemia, não paralisamos nossos atendimentos de atenção primária, somente espaçamos os dias e horários, mas todas permaneceram em funcionamento”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

Serviços com bastante demanda são os de teste do olhinho, grupo de idosos, hanseníase, pré-natal, fonoaudiologia, geriatria, gastroenterologia, entre outros que, juntos, somam cinco mil atendimentos mensais. A unidade realiza atendimento matriarcal e é responsável por outras 19 unidades básicas de saúde nos bairros Anaia, Sacramento, Ipiíba, Tribobó, Jóquei, entre outros.


“Essas unidades são a porta de entrada dos usuários no sistema de saúde. Funcionamos como um filtro que organiza o fluxo dos serviços nas redes de saúde, levando serviços às comunidades por meio das UBS. Fazemos parte do serviço de atendimento primário, com a ideia de que as ações sejam integradas e tenham continuidade. Temos uma grade de serviços consolidada e acabamos atendendo pacientes de todo município sem distinção. Estamos na divisa de São Gonçalo com Niterói e Maricá, então pacientes de outros municípios acabam nos procurando”, revela a diretora do Polo Rio do Ouro, Eliane Borges.

Homenagem

A homenagem ao Dr. Augusto Senna partiu de uma indicação legislativa do vereador Cici Maldonado. O médico que atuava na linha de frente no combate ao Coronavírus em São Gonçalo (Upa Pacheco e Centro de Triagem ao Coronavírus) e Itaboraí, faleceu aos 57 anos, em 23 de maio, no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s