CENTROS DE ATENDIMENTO À MULHER VOLTAM A ATENDER PRESENCIALMENTE

O atendimento presencial às mulheres vítimas de violência voltaram ao atendimento presencial na segunda-feira (13/07). Os Centros Integrados de Atendimento à Mulher (Ciams), localizados na cidade do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), em Queimados, estão funcionando das 10h às 17h, enquanto unidade de Queimados funciona em novo endereço: Rua Ministro Odilon Braga 26, Centro.

Desde o início do isolamento social, os atendimentos estavam sendo realizados por e-mail e telefone. Para o retorno, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) adotou todas as medidas necessárias para garantir o distanciamento social e evitar o contágio do novo coronavírus, como a realização de testes para Covid-19 nos funcionários e recipientes de álcool em gel nas unidades, com máscaras disponíveis para quem for atendido e não estiver usando.

– No período de quarentena, entre 16 de março e 10 de julho, foram registrados 986 atendimentos remotamente (por email, ligações de celular ou whatsapp). Um pouco menos que o registrado no mesmo período do ano passado devido à subnotificação dos casos de violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro, já que muitas vítimas se sentiam ameaçadas por estar dentro de casa junto de seus agressores. Em 2019, atendemos 1.049 mulheres – disse a subsecretária de Políticas para Mulheres, Camila Rodrigues.

Os Ciams e Ceam funcionam como porta de entrada para apoiar mulheres em situação de violência a romperem o ciclo e construir ou resgatar a sua cidadania. Nesses espaços é oferecido atendimento interdisciplinar, com orientações, informações e encaminhamento às unidades de abrigamento, se necessário, no enfrentamento à violência de gênero.

Confira locais, endereços e horários de funcionamento dos Ciams e Ceam mantidos pela SEDSODH para atender vítimas de todo o Estado do Rio de Janeiro. Denúncias de violações aos direitos e de agressões contra a mulheres podem ser feitas também pelo Disque Cidadania e Direitos Humanos (0800 0234567), que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Centro do Rio de Janeiro

Ciam Márcia Lyra

Rua Regente Feijó 15

Tel.: (21) 2332-7199 / 2332-7200 / 99401-4950

ciammarcialyra@gmail.com

Das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Nova Iguaçu

Ciam Baixada

Av. Duque Estrada 147 – Alto da Posse

Tel.: (21) 3773-3287 / 2698-6008 / 99394-3787

ciambaixada@yahoo.com.br

Das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Queimados

Ceam Queimados

Rua Ministro Odilon Braga 26 – Centro

Tel.: (21) 99422-3889

ceamqueimados.rj@gmail.com

Das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s