PRODERJ LANÇA NOVO PORTAL

O Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ) lança nesta segunda-feira (19) o novo portal da autarquia. A nova versão oferece uma tecnologia mais ágil e facilidade na navegação do usuário.  Além disso, as redes sociais e os serviços disponibilizados aos cidadãos e às secretarias e órgãos estaduais também ganharão espaço na página inicial. 

O presidente do PRODERJ, Mauro Farias, ressaltou que a data do lançamento foi escolhida pelo Dia do Profissional de TI, como um gesto de homenagear os profissionais de Tecnologia da Informação que se dedicaram a aprimorar os serviços digitais durante a pandemia. 

– Com uma tecnologia mais moderna, conseguiremos proporcionar um serviço com mais qualidade, facilidade de uso e rapidez. Esse modelo vai espelhar todos os setores do estado. Isso reforça a integração entre os agentes públicos e mostra um desejo comum do Governo de levar o melhor para a população – afirmou. 

O desenvolvimento

 
O desenvolvimento de um novo site para o PRODERJ foi demandado para a Diretoria de Sistemas e Soluções (DSS), exigindo que as gerências de Análise de Negócios (GAN), de Fábrica de Software (GFS) e de Engenharia de Soluções (GES) trabalhassem para atender à requisição, que demandou a configuração e o desenvolvimento de novos módulos para customizar sua ferramenta de CMS (Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdos).

Uma ferramenta de CMS é um sistema on-line que permite colocar um site no ar de forma eficaz, que proporcionará facilidade de uso, de criação e manutenção de conteúdo, além de garantir versatilidade para projetos de escopos variáveis e baixo custo de atualização e manutenção.

O PRODERJ, desde 2019, já conta com uma ferramenta deste tipo, em caráter corporativo, desenvolvida na época pela equipe da agora extinta Gerência de Desenvolvimento e Arquitetura (GDA) para atender ao Portal do Governo e aos sites de cada secretaria de governo.


 
Com seu novo site, o próprio órgão será o mais novo usuário dessa ferramenta, capaz de gerenciar notícias e informativos de maneira dinâmica e simples em sua principal mídia, integrado à estrutura do padrão do governo e com uma área destinada para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s