TRE-RJ DEFENDE FISCAL QUE APONTOU ARMA PARA CANDIDATO A VEREADOR

Equipe cirúrgica de ortopedia do hospital, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, planeja realizar 20 procedimentos por dia em uma semana, entre 27/10 e 02/11

Em julho deste ano, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, assumiu um dos seus maiores desafios, a administração do Hospital de Saracuruna – Adão Pereira Nunes (HEAPN), com a assinatura de um termo de cooperação entre o executivo municipal e o Governo do Estado. Desde então, a PMDC não tem medido esforços para o pleno funcionamento da unidade, que há mais de 20 anos é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) em Trauma, Urgência e Emergência adulto e pediátrico, além de Maternidade de Alto Risco. As linhas de cuidado de emergência adulta e pediátrica dispõem de serviço de pronto atendimento (SPA) com classificação de risco, emergência adulta e pediátrica, centro cirúrgico, UPO, CTI adulto e pediátrico, enfermarias, ambulatório de follow-up e programa de atendimento domiciliar (PAD).

Entre os desafios propostos pela nova administração está a retomada das cirurgias ortopédicas no hospital, um dos serviços mais atingidos com a precarização da unidade nos últimos anos, resultando em uma grande fila de espera formada por pacientes de todo o estado. Para diminuir essa fila de espera, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil está realizando um mutirão de cirurgias ortopédicas. A previsão é de que sejam realizadas cerca de 20 cirurgias por dia, entre 27 de outubro e 2 de novembro. Até o dia 25 de outubro, a equipe médica do hospital já havia realizado um total de 403 cirurgias ortopédicas, entre eletivas, de urgência e emergência. O objetivo é atingir o marco de 500 cirurgias/mês.

Para o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias, Dr. José Carlos de Oliveira, a realização dos mutirões é mais um passo na retomada do serviço de excelência do Hospital de Saracuruna. “Missão dada é missão cumprida. Foi assim que a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias encarou o desafio ao assumir a gestão do Hospital de Saracuruna. Recebemos um hospital em situação precária, com dívidas salariais, dívidas com fornecedores, médicos e funcionários desmotivados, além de equipamentos quebrados e falta de insumos. Completamos três meses de gestão com salários em dia, almoxarifado e farmácia guarnecidos e com equipe médica e funcionários comprometidos com o novo momento do Hospital Adão Pereira Nunes”, destacou o secretário de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira.

Para o coordenador de ortopedia e traumatologia do HEAPN, Manoel Gonçalves, essa união de esforços trará ainda mais eficiência, rapidez e melhores resultados ao atendimento médico. “Nossa expectativa é realizar cerca de 100 cirurgias durante o mutirão. Uma meta alta, mas que está dando à população de Duque de Caxias um atendimento médico de excelência. Em um mutirão realizado no mês de setembro, conseguimos atender 70 pacientes e, com a experiência, resolvemos ampliar nossa meta”, afirmou.

Desde que assumiu a gestão da unidade, a Prefeitura de Duque de Caxias já instalou 15 novos leitos de CTI, reformou outros 20, disponibilizou carrinhos de anestesia para o centro cirúrgico e 48 camas de quatro motores, além de outros equipamentos. Outra grande conquista é a instalação de um novo aparelho de Ressonância Magnética, de última geração, que deverá estar disponível para exames nos próximos 20 dias. Desde 2016, a unidade não tinha este equipamento para atender os pacientes. A área externa recebeu serviços de capina e nova iluminação, tanto no estacionamento, quanto nas ruas no entorno. O telhado está sendo reformado, assim como outras melhorias estruturais importantes para o funcionamento da unidade estão sendo realizadas.
O Hospital de Saracuruna está localizado em Duque de Caxias, no Km 109 da Rodovia Washington Luiz (BR 040), no bairro de Jardim Primavera.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s